5 dicas para se manter saudável e evitar doenças

21 Feb 2018

A melhor forma para evitar doenças e infecções é blindar o corpo dos agentes infecciosos que estão a solta por aí, como os vírus, bactérias, fungos, protozoários, uma série de outros microrganismos causadores de doenças. Podemos manter o corpo saudável com atitudes simples, então listamos algumas dicas para te ajudar

Procure ter um sono reparador

O nosso corpo é regulado enquanto dormimos, então investir na qualidade do sono faz diferença quando falamos em saúde. Algumas dicas simples podem te ajudar nesse processo, como procurar dormir sempre no mesmo horário, dormir em ambientes escuros e principalmente evitar o uso de aparelhos eletrônicos pelo menos 1h antes de deitar. Evitar locais com barulhos, se for um som de frequência baixa e constante aí pode (Brown noise). Avalie se o seu colchão está muito mais pesado do que quando comprou (pode estar cheio de ácaros) e o mesmo vale para o travesseiro. Uma dica para manter travesseiro e colchão mais tempo novos, pense em revestir com uma capa impermeável.

Use a Natureza a seu favor

Tomar sol de forma moderada vai bem e ajuda a regular o sistema imune. O tempo necessário é até começar a dar aquela pinicada, ou metade do tempo que você demoraria para ficar vermelho. Procure se alimentar de frutas, legumes e verduras da estação e explore seu paladar para novos sabores. Os alimentos são excelentes fontes de vitaminas e minerais.

Viva o presente e evite o stress

Cuide de suas relações com família, amigos, trabalho. Viva melhor colocando atenção em tudo que acontece com você. Evite viver no desgaste, esse estado de alerta durante um tempo prolongado altera os níveis de cortisol no sangue e desregulam o sistema imunológico.  Práticas como meditação, olhar para dentro, perceber-se, colocar a atenção no agora, ajudam o organismo a buscar o equilíbrio, e são muito eficientes para evitar grande parte das doenças.

Faça alguma atividade física

Praticar algum exercício físico regularmente é muito benéfico para o organismo, principalmente quando analisamos quantas horas ficamos sentados no trabalho, em frente a TV ou no celular. Mas vale reforçar que o equilíbrio é a palavra da vez, pois o excesso de exercício extenuante  prejudica a sistema imune.

Evite os agentes inflamatórios

Nosso corpo é um reflexo do que colocamos para dentro, do que absorvemos e do que excretamos. Uma alimentação baseada em produtos inflamatórios como açúcar, leite de vaca, glúten, despende muita energia do organismo na regulação dos níveis ideais, e abre espaço para doenças.

Os corpos podem desenvolver intolerâncias, leves, moderadas, severas, agudas ou crônicas, alguns produtos podem ser agentes inflamatórios,  alimentos específicos, poeira, medicamentos, ácaros e outros, aumentando a chance de produzir muco, e grande parte das doenças se dá a partir disso, então evitando esses agentes inflamatórios, diminui-se o muco, diminuindo o risco de inflamação e consequentemente o risco de doenças.

Busque sempre viver em equilíbrio. Um corpo equilibrado com vitaminas, minerais, hormônios e emoções nas quantidades necessárias, funciona perfeitamente. Investir em saúde e buscar práticas preventivas são as melhores formas de regular o organismo para viver melhor e mais saudável.

CATEGORIAS

TAGS

OUTRAS MATÉRIAS

SGAS 614, lote 99, salas 122,124 e 126